Um amigo meu perguntou para mim que, já que eu digo que tortura (a forma que o governo dos EUA achou o esconderijo do Osama) não é justificável para nenhum fim, a priori, o que deveria ser ...feito em seu lugar.
Eu respondí que dentre muitos outros meios, um dos melhores seria conseguir apoio do povo de lá, algo que hoje, para um país como os EUA é praticamente impossível, mas para o Brasil não tanto. Conseguir quebrar as barreiras culturais que estão entre os estados, mostrar ao povo árabe, aos membros dele que ainda apoiam o terrorismo, que não precisa ser desta forma.
Para um estado obcecado em capturar um terrorista que não oferecia mais perigo, mesmo com seus crimes passados, bom... Seria possível, por este aproach, tentar fazer com que o próprio povo, convencido de que terrorismo, guerra, violência, não é a solução, acabasse por entregar ele.
Porém não sob a promessa de pena de morte, mas trabalho como prisioneiro talves, quem sabe com o tempo a redenção não viesse á sua mente, para poder ajudar o governo americano a entender melhor seu país, isso é algo que falta muito na liderança dos EUA, compreensão.
Para mim, nada do que eu falei seria possível se não houvesse ao menos um exemplo de que pode acontecer, Gandhi é o meu exemplo.
Octavio Milliet